Sunday, June 10, 2007

Menage a Trois



O Zé aprendeu francês para falar deste assunto a três. É'quincomoda da evolução, raibe aqui na nação. Ontem o Zé no café da rua viu a final do jogo da França e o Zé pensou p'ra consigo: "olha isst'té mesmo outra dança".

O tempo é, pensa o Zé, de atrair visibilidade aqui p'ra modalidade. De por o raibe na televisão e lhe dar mais atenção. Mas também é de verdade que não há muitos jogos de elevada qualidade. Não, não, não se zanguem já com o melão... todos jogamos de coração e disso nem há questão, mas para tornar bom de ver tem que ser jogo que o vá merecer. Então para não dizerem "ah o Zé do Melão só levanta questão e nunca dá solução", o Ze deixa a ideia para esta questão:

"A TAÇA 3"

E consiste e insiste no que vem a seguir: 3 equipas de regional selecção, jogam entre si numa competição. a prova é anual e levanta a moral. é mais fácil de trazer adeptagem porque reune pessoas com mais margem, usa rivalidades regionais para alimentar as morais e fazer claque-do-dia onde antes so bancada vazia... havia.

A divisão do mapa nem é de grande dificuldade. Há o norte, o centro e o sul, pode-se arranjar nomes de maior criação, mas é esta a ideia aqui do Melão (as ilhas virão a seguir, quando a modalidade lá progredir)

E alguns vão ser do dizer "há mas lisboa vai ser sempre do ganhar pois é quem tem mais de escolha"... o Zé não concorda! Isso vai dar é oportunidade do brilhar a muitos talentos escondidos do Portugal que assim ficam mais próximos da equipa nacional... e até para esta equipa a escolha será mais apurada porque se tiram os talentos sem ter que fazer muita estrada.

O Norte vem la de cima, desde os arcos de boa raça (sim, sim, o Vitó pode brilhar), apanha os da Foz e o bleques da Briosa, mais os Charruas e outras aves. Não tem equipa para escolha de competição? Ai acha que sim, aqui o Zé do Melão.

O Centro apanha Lisboa, e termina ali na ponte. Tem equipas ao monte e aqui é facilidade, Só vai ser bom de ver, se há trabalho junto em vez de rivalidade.

O Sul acha que sai prejudicado, mas é o tempo d'irem algum lado. O Benfica já tá na outra banda de lá e seria a equipa forte desta demanda. Depois temos d'évora a vilamoura, boa cêpa vindoura. Ainda há montemor e vai até Loulé, de onde neste modelo, pensa o Zé, se podem descobrir bons talentos para novos ventos.

A tudo isto da competição, soma-se um patrocinadorzão que sem nenhum problema, em todas as camisolas mete o seu emblema. A Televisão faz contrato de transmissão e aí temos o Raibe com visao. Mesmo que o publico seja "o do costume" na bancada já se consegue uma maior manada. Com espírito e rivalidade aí segue a modalidade.

no fim, se for em duas mãos, foram 6 jogos, todos na televisão com assitência de boa valência e boa qualidade de organização.

o que fica a ser do ganhar?

- mais visibilidade para o raibe
- mais publico nos jogos
- mais jogos na televisao
- mais visibilidade de jogadores do portugal escondido (mas nao desaparecido)
- mais base da captação para a principal selecção.
- mais fácil atrair a imprensa (poucos jogos, decisao rapida)
- mais fácil atrair individualidades (campos cheios, televisao)
- mais facil atrair patrocinios (televisao, campos cheios, individualidades e imprensa)

E se forem a perguntar se o raibe dos clubes nao sai prejudicado... o Zé acha que nao. Todos os jogadores vao aumentar a sua possibilidade de "selecção" (pass'aver 78 lugares no lugar dos 26 nacionais) o que vai fazer os jogadores mostrar d'a raça. Porque é condição d'ir a regional selecção, jogar regularmente na clubistica competicao. O raibe fica mais famoso, mais visivel e isso vai ser de atrair gente para a bancada que nao fica sem nada.

os treinos das equipas regionais, podem rodar os relvados dos clubes locais, que por isso recebem comissão e ficam a ganhar com a divulgacao. E para os jogos e tais venham os Estadios Municipais (campos com dignidade e apoio da escolhida cidade)

E esta é a contribuiçao do Zé do Melao, outras se seguirão, para em vez se criticar apontarmos caminhos do ajudar.

Compromisso: Evoluir

consideração
Zé do Melão