Sunday, December 16, 2007

O Apito de Fiambre


Esta é mais uma estória que podia ser d'encantar, mas o Zé escreve no blok e é de triste constatar.

O livros são de sair, todos se que fazem ouvir e o país ainda se orgulha dos Lobos que não ganham nada mas sabem cantar como ninguém! E fazem eles muito bem!

E o campeonato nacional já arrancou para uma época normal. E em tempo de pós-mundial toda a gente procura a mudança, essa maladra fugidia que se esconde todo o dia e teima em não aparecer.

É até de ser normal, ver conhecidos nos jogos de pé, comentando com o amigo que avança "olha lá, você viu a mudança?!". Mas não, ninguém a viu ao pé, nem sequer aqui o Zé

E onde continua problema que não tem solução boa de ver, é nos homens do apito que não são de crescer. Os que eram bons antes do mundial, continuam sem estar muito mal, e os que apitavam mal e aos saltos como o coelho, continuam sem poder dar conselho.

Enão mas quando se torna prioridade este aspecto tão forte da modalidade?

- Em jogos da d'Honra, o trio lá aparece, com auricular sem pilhas "não funciona mas parece" (como no estrangeiro, vá... porreiro, pá!), se descer à primeira nacional, tem árbitro sem fiscais é menos mal e se for á segunda, apita o tipo da fila do fundo que tem cara de ter conhecimento profundo.

E como se não fosse suficiente este triste ambiente, ainda são de contar estórias do mau apitar, do querer ajudar e do puxa-puxa sem parar.
Ora com franqueza, que isto não é o apito dourado e aqui canta-se outro fado. A verba é de fraca estrutura e não há quem dinheiro mande, por isso os árbitros só se vendem por uma sandes de fiambre.

O Zé, tá bom de saber, não se nega a uma buxa, mas acha triste esta estucha de ser do apitar só de boa vontade e o conhecimento e rigor não são aqui autoridade.

Quando vão todos ser de acordar e falar a serio dos apitos de tão fraca qualidade, que estragam a crescente modalidade.

Não se vendam por uma buxa, não vale a pena
Seja exigentes técnicamente, vale a pena
Não facilitem por insegurança, não vale a pena
Exijam condições e formação, vale a pena

Vale a pena!
consideração

Zé do Melão